Acertando as contas com Deus na cabana

2571372gg

Está na hora de acabarmos com nossos preconceitos com os best-sellers.Digo isso porque “A Cabana” é um dos livros que constam nas listas dos mais vendidos que li, gostei e recomendo.

Estou eu aqui em casa com uma pilha de livros novos empacotados ainda esperando na fila para serem lidos, quando Shirley uma pessoa muito querida que conheci em Jocum Recife me recomendou ler “A Cabana”. Se não fosse por Shirley talvez meu preconceito com os best-sellers continuasse e o livro passasse por mim incógnito nas prateleiras da Sodiler ou do Bompreço. Mas havia algo nas palavras dela ao indicar o livro, era como se você recomendasse um bom chá pra um amigo gripado. No dia seguinte comprei o livro.

Só pra vocês saberem um pouco da história: três anos após o seqüestro e a morte de Missy, sua filha mais nova, Mack recebe um bilhete misterioso marcando um encontro na cabana onde a menina foi brutalmente assassinada. Ele vai e passa um fim de semana com a Santíssima Trindade que nada se parecem com a divindade que nos foi apresentada nas nossas igrejas. Deus é uma negra, o Espírito Santo uma chinesa e Jesus um jovem do Oriente Médio. Esse encontro quebrará paradigmas eneormes na vida deMack e será ao mesmo tempo uma experiência libertadora que tenta responder questões como Por que Deus permite o sofrimento e qual é o verdadeiro relacionamento que Deus deseja ter conosco.

Eu diria que “A Cabana” é o livro de Jó dos tempos modernos. À medida que lia ia me apaixonando de novo pelo Jesus que não nos foi apresentado em nossas igrejas e que afirma sem medo não ser cristão. Fui relembrando o quanto ele preza os relacionamentos e tão pouco essa igreja cheia de tradições e religiosidade da qual fazemos parte.

Lembrando que no Brasil o livro foi lançado por uma editora secular, a Sextante. E o autor, William P. Young , gosta de esclarecer:

-Esse não é um romance cristão. A instituição cristã não trabalha para aqueles que estão machucados. Infelizmente, temos uma teologia que mostra Deus como uma força que nem sempre está ao nosso lado, às vezes irritado com a gente, afirma.

Recomendo como leitura obrigatória esse livro aos aque como eu, se sentiram ou se sentem cansados em meio à caminhada e que por algum motivo se sentem decepcionados com Deus ou com a igreja que leva o seu nome. Duvido que você não se emocione em umas das 232 páginas.

PS: O livro tá na promoção na Saraiva por R$14,50!

C.

21 Responses to “Acertando as contas com Deus na cabana”


  1. 1 jhonatascabral 17 fevereiro, 2009 às 8:28 pm

    Eu também tenho esse preconceito, mas a indicação é preciosa. Foi assim na época com “O caçador de pipas” não gostei da forma escrita mas gostei do filme…

    bjs

  2. 2 menzye 18 fevereiro, 2009 às 6:46 pm

    Olá, apesar de já acompanhar seu blog a um tempinho é a primeira vez que passo por aqui pra postar! Inclusive, vc foi um dos motivos para eu voltar a ter um blog ^^

    Bem… eu ainda naum li o livro, mas estou morrendo de vontade de ler… Todos falam muito bem e… confesso, sou tiete de Best Sellers.

    Abraçaum….

  3. 3 Paulo 22 março, 2009 às 3:11 pm

    Ola, li o livro depois da sua dica, alias seu blog é muito bom! eu geralmente falo sobre diversas coisas no meu, mas gosto muito do seu blog.
    É realmente um abrir de olhos ao ler a cabana,,

  4. 4 Edilene 24 julho, 2009 às 6:04 pm

    Realmente esse livro é lindo te faz repensar sobre todas as suas atitudes, julgamentos… te faz ver Deus de uma forma doce e apaixonante…

  5. 5 Adelsoelia Cruz 4 agosto, 2009 às 9:53 pm

    Li A Cabana e recomendo para as pessoas que acham que Deus não existe. A Cabana é o mais próximo que o homem pode chegar perto de Deus.
    Recomendo
    A. cruz

  6. 6 Jussara 16 agosto, 2009 às 12:53 am

    Achei este livro um verdadeiro absurdo, contradiz totalmente com a palavra de Deus,mais parece um livro de espiritismo,quem nao conhece a biblia acha linda mais se vc ler a biblia vera a farsa deste livro totalmente ante biblico. nao recomendo jamais.

    • 7 Luiz Martins 11 fevereiro, 2010 às 12:46 am

      Concordo com Vc Jussara… é totalmente Antibíblico… já pensou se isso virar Filme. daqui a pouco o povo estarão indo pra cabanas velhas querendo encontrar com Deus.
      ………………………………………………………
      No texto que o autor anuncia o Projeto Missy (no final do livro) ele diz assim:

      Dê o livro de presente a amigos e até mesmo a estranhos. Eles estarão recebendo não apenas uma história empolgante, mas também um vislumbre magnífico sobre a natureza de Deus de uma forma raramente apresentada em nossa cultura.

      Veja que final absurdo.

  7. 8 Sara 19 agosto, 2009 às 12:49 pm

    Eu não concordo com a Jussara, apesar da minha pouca idade, eu conheço um pouco da Bíblia e o livro com ela nada contradiz…
    Eu recomendo, é um livro maravilhoso que nos faz ver Deus com outros olhos!
    Na questão que Deus é uma mulher negra, o Espirito Santo uma chinesa e Jesus um homem do Oriente Médio, eu entendo perfeitamente, pois Deus é o que ele bem entender!
    Ele usa e se faz em quem ele quiser!
    Livro maravilhos….

  8. 9 mariana sugahara 20 agosto, 2009 às 3:00 pm

    O amor incondicional do Pai. Ir além de um olhar, enxergar o oculto dos signos… A palavra da cruz é loucura!

  9. 10 Diones Ferreira 9 setembro, 2009 às 5:04 pm

    Jussara, deste um comentário como se conhecesse integralmente a palavra que chamamos por escritura de Deus. Mas, percebi em suas palavras que tomaste uma postura que realmente não está nela. O livro, não contradiz em nenhum segundo com Deus e nem com seu objetivo. Mostra que a real intensão e pra que e porque Deus fez e permite tudo que acontece no mundo de hoje e desde de Adão. Aprendi muito reforçadamente que Deus é um Deus de amor, ou se não o próprio amor. Nós que nos afastarmos e corrompemos este mundo mas, Deus o corrigiu em Cristo Jesus.

    Tenho certeza que um dia, nós todos que amamos a Deus e entedemos que não conseguimos sozinho, um dia nos encontraremos em Deus num paraizo. Esperando fielmente!

    Diones Ferreira.

  10. 11 joicy santana 5 novembro, 2009 às 3:30 pm

    ola, eu amei o livro A Cabana. Li por indicaçao de uma amiga, eu estava tao envolvida no livro que li em apenas 3 dias. É realmente um despertar, muitas coisas aprendi com a história desse livro e tenho aplicado em minha vida pessoal, como por exemplo nao querer ser o juiz e julgar tudo e todos. Achei maravilhoso. Vou ler novamente, pois livros assim tem que ficar gravado no coraçao e pensamentos.
    Deus abençoe a todos.

  11. 12 Vitor Boralli 7 novembro, 2009 às 8:18 am

    Oi,
    tenho 11 anos e li este livro achei muito interessante e usufluidor
    Adorei pois é uma história de Perceverança , Fé , Esperança e muito mais . . .
    Até mais . . .

  12. 13 POCINA DIAS BARBOSA 14 dezembro, 2009 às 2:20 pm

    OI LI SEU LIVRO,AMEI ELE E MUITO BOM,E UMA HISTORIA LINDA
    PASEI UM LENDO ELE,E QUANDO ACABEI,TIVI QUE DEVOLVE-LO PARA O MEU AMIGO.SENTE SAUDADES,GOSTARIA DE LE ESTE LIVRO NOVAMENTE.AMO LEITURA,VC ESTA DE PARABENS.

  13. 14 Luciana Cabral 30 dezembro, 2009 às 12:59 am

    Assim como a Joicy eu me apaixonei tanto pelo que estava lendo, que não percebia o tempo passar, o li em 3 dias.
    O julgamento faz parte da natureza humana e eu entendo perfeitamente a irritação da nossa colega Jussara, esse é o julgamento dela. Mas eu senti uma paz tão grande em saber que sou livre de toda religiosidade e que posso simplesmente rir junto de Deus. Nunca me sento bem tendo que segur regras tão rígidas impostas pela sociedade. É incrível como Deus pode ser tão simples!!!!!

  14. 15 Fábio Ribeiro 26 janeiro, 2010 às 3:50 pm

    Apaixonante… Simplesmente maravilhoso!!!! Tive o privilégio de ler este livro por indicação de uma amiga e louvo a Deus pela vida do William Young. Recomendo… Uma leitura fácil, aconchegante e ao mesmo tempo impactante, quebrando vários paradigmas impostos por instituições religiosas!!! Meu livro já passou pelas mãos de vários amigos meus. Acredito eu que de alguma forma Deus falou à vida deles através desta história.
    P.S.: Uma das coisas que mais me marcou fora o relacionamento entre Deus, Jesus e o Espítito Santo. Estupendo!!!!!!

    Nesta mesma linha, recomendo os videos do Rob Bell (vide youtube).

    Que Deus nos abençoe!

    Fábio

  15. 16 monica lopes 29 janeiro, 2010 às 11:28 pm

    Como a vida contada assim e táo simples!!!!!!!!!! ate parece facil…de uma beleza extraordinaria…recomendo vivamente……
    Quando os homens abandonarem a sede de PODER tudo fuirá de outra maneira.

    LEIAM, abram o vosso espirito, o livro nao da respostas mas ensina-nos o caminho.
    Mónica

  16. 17 Luiz Martins 11 fevereiro, 2010 às 12:34 am

    Lamentável…
    Li esse Livro e com toda sinceridade não recomendo pra ninguém, antes já sabia que era ficção, até ai tudo bem… mais quando li o livro e vi a dose de Espiritismo que contém o livro e a forma dos personagens tipificando Deus JEsus e o Espirito Santo foi o cúmulo do absurdo, no contexto do livro tem um momento que Deus chama Jesus de desastrado só porque ele derruba uma tigela ainda bem que é ficção, e outra que acabou de vez,é que o autor desse livro defende o Universalismo e foi isso que ele quiz mostrar na história, e enfim são vários outros pontos que prá quem conhece Bíblia não aceita essa heresia. encerro aqui lembrando que não é porque o livro é best-sellers que vamos dar essa atenção toda sem entender o conteúdo.. È Espiritísmo puro… tô fora dessa CABANA… foi assim que joseph smith fundou sua seita acreditando em coisa que não tem apoio Bíblico.

  17. 18 Ana Karla 18 fevereiro, 2010 às 12:28 pm

    Olá Cibele,
    acabei de ler esse livro na segunda -feira passada e como já disse por aí, ele me fez acordar o que estava adormecido.
    O amor é que nos faz progredir e ver o mundo melhor.Compreender as pessoas.
    O amor parte de Deus e Ele está sempre conosco, só precisamos deixá-lo entrar.
    Mal acabei de ler e já penso em ler novamente.

    Postei hoje sobre A Cabana no meu blog.

    Seu blog é muito bacana, virei outras vezes.
    Xero!

  18. 19 kelzynha 6 março, 2010 às 1:54 am

    Olá eu por acaso descobri seu blog,estava procurando imagens sobre A Cabana, recebi este livro de uma amiga hoje, ela me falou que era maravilhoso, eu precisava mesmo estava tão desanimada comecei a ler e senti algo diferente…
    Parabéns pelo blog está lindo, gostei mesmo.

  19. 20 Assis Utsch 16 julho, 2010 às 6:57 pm

    Conforme já dito por um personagem de meu “O Garoto Que Queria Ser Deus,ao invés de encontrá-Lo na Cabana, “existe um único lugar onde Deus pode ser encontrado: é na cabeça de seus crentes”. Fora de nossas mentes não existe Deus; na verdade Deus é apenas um conceito, “criamos um mito e começamos a lhe prestar culto”, consoante o que nos fala o filósofo Michel Onfray em seu Tratado de Ateologia. Quando nos tornamos Homo sapiens sapiens, a consciência de que somos mortais foi então uma angústia terrível e a partir daquele momento tivemos que forjar as Divindades para encontrar uma Proteção. Todavia, ao longo da caminhada do homem, o culto a Deus passou a ser uma vasta estrutura de Poder, Dinheiro e controle da sociedade. Por isso mesmo as religiões se agigantaram.

  20. 21 ANDRÉA 1 agosto, 2010 às 2:52 pm

    QUE LIVRO ESPETACULAR SIMPLES DE LER E PRINCIPALMENTE ADORÁVEL DE TER TODA HORA, POR MIM NÃO TERIA NEM FIM OU MELHOR ELE NA TEM FIM POIS TENHO ELE COMO METAS EM MINHA VIDA POR EXEMPLO AMAR ATE SEU INIMIGO POIS O QUE GANHAMOS COM ESSAS ATITUDES E SUPERIOR A QUALQUER OUTRA COISA.MINHA PRIMA ME INDICOU ELE SEM MESMO TER LIDO E VEJA QUE COISA ELE TRANSFORMOU ATE MEU CASAMENTO POIS SEI QUE QUANDO ESTAMOS DIANTE DE COISAS BOAS QUE NOS PASSA O AMOR VERDADEIRO TUDO SE TRANSFORMA


Deixe um comentário

A observadora

Sou Cibele Tenório, jornalista (com diploma – para total escândalo de Gilmar Mendes), webaholic, mulher de fases. Seja bem vindo!

Eu lá no twitter

  • Soninha Guajajara, mulher foda é liderança indigena, conduzindo os protestos contra Temer em Oslo.Coisa linda de se ver. 1 day ago
  • Nada como acordar e ver as notícias de i que Temer passou ainda mais vergonha na Noruega levando chamada da primeira ministra. 1 day ago

Arquivos

RSS Observatório do Cotidiano


