Cana-de-açúcar: o lixo agora é o luxo

Esqueci de avisar por aqui sobre o conteúdo do Página Aberta dessa semana, programa que produzo na TV Educativa de Alagoas. Essa semana está indo ao ar uma matéria minha e do repórter Fabrício Camboim sobre as novas tecnologias para a produção e uso da cana-de-açúcar.

A cana- de açúcar, principal cultura do Estado, tem sido alvo de pesquisas para melhoramento da produção e tem ganho  novas possibilidades de uso, além da produção do álcool e do açúcar. O bagaço (antes considerado como subproduto da cana) hoje é o grande destaque das pesquisas devido a possbilidade de seu uso para  geração de energia. Você vai conferir que em Alagoas já existem usinas autosuficientes de energia, como a Coruripe que é alimentada totalmente através da queima do bagaço.

boias_edit007pb_b

Estamos mostrando como o setor está se preparando para essas mudanças e como fica na ponta do processo, o cortador- de-cana sofre sendo cada vez mais excluido desse ciclo e sem novas perpectivas de trabalho em outras áreas.  Confesso que ter ido conversar com os cortadores mexeu muito comigo, porque apesar das condições exigidas pelo Procuradoria Regional do Trabalho estarem sendo cumpridas (uso de equipamentos de proteção e tudo mais), o trabalho em si é cruel, feito sob um sol de 35º e agora com a chegada de máquinas colheitadeiras que fazem o trabalho de 80 cortadores cada uma delas, não existe (por causa da falta de escolaridade e condições de desigualdade social gritantes) possibilidades  de reaproveitamento desses trabalhadores pelas usinas.

O Página Aberta vai ao ar amanhã (sexta) às 19h00 e domingo 13h30 na TV Educativa de Alagoas (canal 3 ) e na Big tv (Canal 33).

C.

Anúncios

0 Responses to “Cana-de-açúcar: o lixo agora é o luxo”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




A observadora

Sou Cibele Tenório, jornalista (com diploma – para total escândalo de Gilmar Mendes), webaholic, mulher de fases. Seja bem vindo!

Eu lá no twitter

  • Soninha Guajajara, mulher foda é liderança indigena, conduzindo os protestos contra Temer em Oslo.Coisa linda de se ver. 1 day ago
  • Nada como acordar e ver as notícias de i que Temer passou ainda mais vergonha na Noruega levando chamada da primeira ministra. 1 day ago

Arquivos

RSS Observatório do Cotidiano


%d blogueiros gostam disto: