Peço desculpas por ainda ser gente

Eu queria ter comigo a capacidade de escolher as lembranças que me seguem, mas dentro de mim cada uma delas têm vida própria. Saem  desaforadas e batem a porta, voltam a hora que querem e bem entendem. Depois de vagarem todo o dia fora de casa, retornam tarde da noite como filhos recém chegados à adolescência. Não são bem vindas tantas vezes e de tantos jeitos, como o parente que veio pra ficar uns dias na nossa casa e que já dorme no sofá da sala há anos. Mas são os hóspedes que respeitaremos mesmo diante de tamanha inconveniência. São íntimos.

 

Perturbador é que a memória que estapeia a face e esmorece o coração não é a da hora sombria, mas a do momento doce, o instante perdido estampado de leveza, a sentença proferida entre tantas outras, justamente a palavra dita sem pretensão  que tomou proporção  gigantesca. Sentenças tóxicas, inebriantes, que trazem o cheiro e o tempo em si mesmas. Sutis e por isso cruéis. Hoje, mais distantes. Já se passaram um milhão de segundos e minutos. Mas quem poderá convencê-las a se mudarem para o quarto ou lado?

 

Eu queria poder abrigar no meu peito a mãe que chora pela ausência do filho ao ver seu sorriso no porta retrato, aplacar a saudade do que sofre com a distância, abraçar o filho que às 7h00 acorda depois de sonhar com o pai que já se foi, acalentar o  traído que recorda dos dias em que confiou em quem não era fidedigno, ser a companhia do solitário que à noite não tem com quem compartilhar a lembrança de seus melhores dias acompanhado. Eu queria poder dizer “sei como se sente e me importo” e que ao falar meus olhos fossem cheios de compaixão e causassem uma identificação tamanha que diante de mim todos pensassem: estou diante de um ser humano, e nesses tempos líquidos, isso realmente é surpreendente!

 

C.

4 Responses to “Peço desculpas por ainda ser gente”


  1. 1 mczbahiano 20 setembro, 2008 às 4:35 am

    o poeta sempre se
    revela na melancolia

  2. 2 Aline 21 setembro, 2008 às 1:56 am

    Nossa!
    que lindo!

  3. 3 Aline 21 setembro, 2008 às 2:01 am

    entretanto!
    doloroso!
    hoje aprendi que tudo vai ficar bem.
    talvez dores maiores cheguem amanhã
    e nos farao esquecer essas.
    Mas acima de tudo Há um Deus.
    que nos surpreende e nos ama!
    Ele si, fará com que tudo fique bem.
    dificil acreditar nessas palavas em tempo assim
    (Cm sei isso) mas mesmo que a noite esteja tão escura agora, eu sei que logo um amanhã lindo nascera.

    aaaaa amo vc amigão, mais uma vez revelado.
    bjoO

  4. 4 carloshleonel 24 setembro, 2008 às 11:24 am

    Amo ler a Ci!
    Acho q um dia vou dizer isso quando m perguntarem o que eu gosto de ler!
    E quando me perguntarem: por quê?
    Eu vou dizer…ela lê algoa dentro de mim de alguma forma e depois consegue colocar em palavras o que eu nem consegui notar de forma clara dentro de mim!

    Bom demais esse texto, Ci!

    Bjão!


Deixe um comentário

A observadora

Sou Cibele Tenório, jornalista (com diploma – para total escândalo de Gilmar Mendes), webaholic, mulher de fases. Seja bem vindo!

Eu lá no twitter

  • Aprendi com @MichelleObama que nosso lema de vida deve ser : quanto mais baixo jogam com a gente, mais alto nós jogamos ❤️ 2 days ago
  • RT @modices: tomara que em 2018 a gente veja menos gordofobia disfarçada de preocupação com ~saúde~ 2 days ago

Arquivos

RSS Observatório do Cotidiano


