A ignorância é mesmo uma benção?

 

Não há nessa vida nada mais perturbador do que o conhecimento da  verdade. Porque apesar da verdade ser libertadora, ela traz consigo a dádiva da escolha e a necessidade de uma tomada de postura a partir do conhecimento da mesma. Ninguém pode ficar imune à verdade Seja  a verdade sobre o que cremos, o que somos e a verdade sobre o outro. A verdade que vem como um tapa na cara e faz toda dormência ir embora e a gente já não sabe se a revelação é mesmo melhor do que o tempo em críamos numa mentira, ou pior, quando acreditamos no verossímil.

 

Entendam porque a verossimilhança é pior que a mentira. A verossimilhança é uma mentira que brinca de verdade, que se assemelha ao verdadeiro pela força do persuasor, mas que passa longe de ser verdade. Explicarei com um exemplo simplório: É época de natal. Num outdoor você vê um comercial incrível daqueles de Peru da Sadia. A sua boca se enche de água. Suculento, brilhoso… Ao ver a foto não lhe ocorre que aquilo que você vê é uma mentira, porque você sabe bem que por mais que você seja o melhor cozinheiro do pedaço, o peru vai ficar daquele jeito na sua casa e de que ele é bem menor e sem graça do que o apresentado pela mentes mirabolantes dos publicitários. Apesar de sabermos que aquilo é um comercial, cheio de recursos digitais, photoshopeado, como dizemos; ainda assim ao olharmos a fotomontagem ficaremos convencidos da qualidade do peru da Sadia.

 

A verossimilhança constitui a cena em verdade a partir da sua própria lógica, a partir do “bom argumento” daquele que tenta persuadir. E este, o persuasor, pode ter milhares de motivações ao saber que você realmente acredita na sua “verdade”. No caso da Sadia, o resultado é o departamento comercial comemorando o aumento nas vendas. E quando nós fazemos o outro crer numa mentira maquiada de verdade sobre nós? E quando somos nós as vítimas dessa postura? Líderes, crenças e o pior, relacionamentos construídos pelo engano sutil da verosimilhança. É por isso que a frase mais famosa do Matrix é “a ignorância é uma benção”.

 

Uma lição ensinada por Jesus é que aquele que conhece a verdade será livre. Jesus falava sobre si mesmo, sobre como só terá paz na mente perturbada aquele que tem um encontro com ele e partir desse encontro será livre para confrontar todo engodo servido diariamente, toda prisão interior. Mas creio que esse ensinamento é ainda mias abrangente. A verdade, em qualquer esfera da nossa vida, sempre será libertadora. E quanto mais cedo a conhecemos, melhor. E eu não trocaria um minuto (por mais perturbador que seja) dentro do  conhecimento da verdade  por  um dia  inteiro “feliz” na ignorância.

C.

 

Anúncios

4 Responses to “A ignorância é mesmo uma benção?”


  1. 1 ikikameo 26 outubro, 2008 às 7:31 pm

    Bravo!!!

    Estava procurando algo para colocar no meu orkut, não sou muito “orkuteiro”, nunca nem coloquei algo como minha definição, acho um pouco inútil expor meus pensamentos para pessoas que passam o dia navegando no Orkut, lembro-me de aulas de filosofia e do Filme Matrix: “se você não é um de nós, é um deles…a maioria das pessoas está tão apegada ao sistema que lutaria para defendê-lo…” algo assim. Me lembrei logo desta frase, não que eu me considere realmente uma pessoa fora dea ignorância comum, não sou muito estudioso, não gosto de política, etc…mas tenho consciência da minha ignorância, “só sei que nada sei”.

    Bom texto.

  2. 2 Olivio Jr. 6 novembro, 2008 às 11:58 am

    É basicamente isso mesmo. Depende muito da capacidade de assimilação de cada individuo. No seu caso, voce assimila muito bem esse “nivel” de verdades.


  1. 1 Ignorância: benção ou maldição? « Trackback em 1 setembro, 2008 às 1:01 pm
  2. 2 acreditando em tudo que leio « seunicácio Trackback em 8 setembro, 2008 às 2:02 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




A observadora

Sou Cibele Tenório, jornalista (com diploma – para total escândalo de Gilmar Mendes), webaholic, mulher de fases. Seja bem vindo!

Eu lá no twitter

  • Soninha Guajajara, mulher foda é liderança indigena, conduzindo os protestos contra Temer em Oslo.Coisa linda de se ver. 3 days ago
  • Nada como acordar e ver as notícias de i que Temer passou ainda mais vergonha na Noruega levando chamada da primeira ministra. 3 days ago

Arquivos

RSS Observatório do Cotidiano


%d blogueiros gostam disto: