Radiohead fez e ainda faz pensar

A primeira vez que ouvi o Radiohead foi vendo um clipe na MTV. Thom Yorke, vocalista da banda, estava com a cabeça dentro de uma espécie de aquário de vidro que aos poucos ia se enchendo de água. Era angustiante vê-lo morrendo sem ar naquele clipe. A música era No surprises.  Para acompanhar a  melancolia da letra e melodia, Thom Yorke queria mostrar desespero no vídeo representando o desespero da vida no nosso tempo, a desilusão, a falta de esperança; e conseguiu.

 

Um tempo depois descobri que No suprises era uma canção que fazia parte de um cd considerado histórico no mundo do rock, o OK Computer. Esse cd foi lançado em 1997 e foi aclamado pela crítica, tanto que está na lista dos discos mais infleuntes da década de 90. Sua temática e sonoridade são considerados a síntese perfeita do mundo em que vivemos hoje, dessa loucura pós moderna. Me dei conta então da força que tinha o Radiohead.

 

Escuto Radiohead de vez em quando, não sou fã, mas gosto. Ano passado o Radiohead decidiu colocar seu álbum novo para download na internet. Cada um poderia pagar o quanto quisesse pelas faixas, ou não pagar nada. A partir disso o mundo todo começou o uma discussão sobre o que e quem determina o valor da obra de arte e os caminhos possíveis para o mercado fonográfico hoje. Radiohead fez e ainda faz pensar.

 

Essa semana assistia a MTV. O canal já não me agrada tanto quanto antes, o foco deles está nos adolescentes e isso eu já não sou há algum tempo. Mas eu respiro música e música e informação sobre música a gente sempre tem por lá. O Radiohead estreava um clipe novo que me fez chorar, o All I need. Trata da exploração infantil e expande nossa cosmovisão. Novamente o Radiohead com sua música, nos faz pensar. Vejam ai.

C.

 

Anúncios

1 Response to “Radiohead fez e ainda faz pensar”


  1. 1 César 25 maio, 2008 às 12:06 am

    Olá!!! Navegando pela NET encontrei seu blog. Muito legal ler seus comentários, seu amor a Maceió, sua saudades da infância e seu ponto de vista das notícias atualíssimas! Muito bom pq lendo-as muitas vezes me identifico, assim como muita gente, mas por não termos o dom da palavra escrita nos realizamos com blogs iguais ao seu!

    Um abraço carinhoso,
    ps.:adorei como vc se descreve no inicio

    César leal


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




A observadora

Sou Cibele Tenório, jornalista (com diploma – para total escândalo de Gilmar Mendes), webaholic, mulher de fases. Seja bem vindo!

Eu lá no twitter

  • Soninha Guajajara, mulher foda é liderança indigena, conduzindo os protestos contra Temer em Oslo.Coisa linda de se ver. 1 day ago
  • Nada como acordar e ver as notícias de i que Temer passou ainda mais vergonha na Noruega levando chamada da primeira ministra. 1 day ago

Arquivos

RSS Observatório do Cotidiano


%d blogueiros gostam disto: