Eu tenho um sonho… parte 2

martin-luther-king21.jpgbarack2.jpg

Tenho acompanhado com atenção as prévias das eleições americanas. A possibilidade da maior nação do mundo ter um presidente negro é realmente intrigante, levando em conta a recente história americana. Gosto do Obama. Votaria nele. Enquanto observo Obama nos debates lembro imediatamente daqueles que sofreram e até foram mortos na luta pelos direitos civis para os negros e mulheres. Para o Obama tá ali hoje, muito sangue foi derramado no passado. Lembro imediatamente de Martin Luther King

A gente sempre estuda a história do Luther King na escola e conhece sua frase célebre dita num famoso discurso “I have a dream…” Mas hoje, adulta, cristã e consciente do que Deus exige de mim nesse mundo louco entendo o tamanho do peso da vida de Luther King. Ele, um cristão, pastor, não se restringiu a viver pregando sermões nos púlpitos das lindas igrejas americanas, não resumiu sua vida em orações proféticas pela restauração da nação. Luther King, como Jesus, foi para as ruas, agregou todos os que pensavam como ele, numa revolução pacífica conseguiu o que era quase impossível aos negros da sua época: ser ouvido!

No discurso que ficou famoso, Luther King proclamou:

“Tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos viverão um dia numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pela qualidade do seu caráter.
Tenho um sonho, hoje.
Tenho um sonho que um dia todo os vales serão elevados, todas as montanhas e encostas serão  niveladas, os lugares ásperos serão polidos, e os lugares tortuosos serão endireitados, e a glória do Senhor será revelada, e todos os seres a verão, conjuntamente.
Esta é nossa esperança. Esta é a fé com a qual regresso ao Sul. Com esta fé seremos capazes de retirar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé poderemos transformar as dissonantes discórdias de nossa nação numa bonita e harmoniosa sinfonia de fraternidade. Com esta fé poderemos trabalhar juntos, orar juntos, lutar juntos, ir para a prisão juntos, ficarmos juntos em posição de sentido pela liberdade, sabendo que um dia seremos livres.”.

Todos os brancos pararam para ouvir o que um negro tinha a dizer. Luther King morreu assassinado por aqueles que achavam suas idéias absurdas. Creio que sua vida foi uma oferta, porque se engana quem acha que Luther King não morreu por uma causa cristã. Luther King entendia o que muitos cristãos não compreendem hoje: o papel da igreja na sociedade em que está inserida. Quando falava sobre igualdades de direito, estava proclamando os valores do Reino de Deus.

Não, a esperança para a nação americana não está no Obama e nem em homem algum. Mas quando o justo governa, diz a palavra, há paz!

C.

1 Response to “Eu tenho um sonho… parte 2”


  1. 1 jhonatascabral 10 março, 2008 às 2:01 am

    “Como qualquer pessoa, desejo uma vida longa. A longevidade tem seu lugar. Mas não estou preocupado com isto agora. Quero apenas fazer a vontade de DEus. E Ele me permitiu que eu subisse ao monte. Olhei lá de cima e pude contemplar a terra prometida. Pode ser que eu não entre lá com você, mas quero que você saiba esta noite que, como povo, nós entraremos na Terra Prometida. É por isso que estou feliz esta noite. Não estou procupado com nada. Não temo homem algum . Meus olhos viram a glória do Senhor que vem.”

    (Extraído da última fala de King, na cidade de Menphis, na noite anterior a seu assassinato)

    beijão


Deixe um comentário

A observadora

Sou Cibele Tenório, jornalista (com diploma – para total escândalo de Gilmar Mendes), webaholic, mulher de fases. Seja bem vindo!

Eu lá no twitter

  • Aprendi com @MichelleObama que nosso lema de vida deve ser : quanto mais baixo jogam com a gente, mais alto nós jogamos ❤️ 2 days ago
  • RT @modices: tomara que em 2018 a gente veja menos gordofobia disfarçada de preocupação com ~saúde~ 2 days ago

Arquivos

RSS Observatório do Cotidiano


